sexta-feira, 22 de junho de 2012


CÂNDIDO SALES SÃO JOÃO 2012: SEM TRADIÇÃO, SEM ANIMAÇÃO.

Diante do conjunto de injustiças e falta de consideração das autoridades públicas com a população de Cândido Sales, tendo em vista que esta comunidade humana estará comemorando no próximo dia 05 de Julho 50 anos de emancipação política vale refletir se esta emancipação está ocorrendo de fato, para Karl Marx emancipar significa estabelecer igualdade de padrão (status) de cidadão em relação ao Estado, igualdade ante a Lei a despeito da religião, propriedade e outras características privadas de pessoas individuais.
O sacrifício de gerações em detrimento da manutenção de um estilo de vida burguês dos grupos vinculados à prefeitura de Cândido Sales, levou o município à falência institucional no limiar do século XXI, tempo em que o povo mereceria estar forte para fazer-se ativo como cidadão do mundo. Esse padrão de igualdade ao qual o cidadão local deveria estar submetido foi negligenciado pelas autoridades eleitas que, geralmente, deslumbram com as aparentes vultuosas somas de recursos advindo da União para garantir a nossa emancipação como brasileiro. Tais somas de recurso, que é vultuoso apenas na aparência, se não for gerido com transparência e responsabilidade, os direitos das pessoas não são assegurados da maneira que deveria. Os recursos são escassos, pois cada (R$) que vêm do Governo Federal é destinado para atender cidadão de maneira igualitária, ou seja, per-capta. Onde a sociedade não é emancipada prevalece a desigualdade e a injustiça, sem o direito a uma educação emancipadora assegurado pelas autoridades públicas locais, não se pode esperar uma cultura de paz entre os indivíduos, que passam a comportar-se de maneira rude, obedecendo a lei da selva disfarçado de civilidade através dos produtos que estes têm a famigerada capacidade de consumir. Um povo é bem mais que as roupas que vestem, automóveis que possuem e mansões que conseguem construir, a cidade é um ente coletivo e enquanto assim for deve prevalecer o interesse da maioria, não há como esconder a injustiça quando 73% da população de uma comunidade estão sobrevivendo das transferências advindas do Governo central que são destinadas aos brasileiros que estão abaixo da linha de pobreza pelo padrão Bolsa Família. Significa que os recursos que são destinados diretamente à Prefeitura Municipal, ha muito tempo não têm sido utilizado de maneira adequada e ao longo deste tempo não foi administrado estrategicamente para o benefício da maioria.
Além da derrocada da administração dos recursos públicos locais ao longo desses 50 anos, percebemos que o patrimônio imaterial deste povo, também foi deteriorado, um exemplo são os festejos que tradicionalmente são comemorados no mês de Junho na cidade de Cândido Sales, o desrespeito ao povo e ao interesse coletivo atingiu o estopim, de modo que a sua cultura foi atropelada pela irresponsabilidade de políticos, que ao longo da história da cidade não conseguiram assegurar a existências das pessoas dignamente no território municipal, levando milhares de pessoas, principalmente jovens, a migrarem para as regiões ricas do país no sentido de não continuarem sendo humilhados pela miséria diante dos seus familiares. O São João de Cândido Sales, por exemplo, a princípio motivava todas as famílias e estas, se envolviam em um clima de otimismo e esperança, onde através dos folguedos, danças e, principalmente, dos encontros e reencontros que as festas juninas proporcionavam reuniam elementos para continuarem a vida nesta região do Brasil. Essa época era aguardada todo o ano pelas pessoas que moram no município e também por aqueles cidadãos que por não ter alternativa, vivem fora do território de origem, e que retornam à terra dos pais e/ou avós para se fortalecerem com o amor e carinho dos familiares e a riqueza das tradições da nossa gente. As festas juninas locais eram melhores à medida que eram mantidas e respeitadas as tradições. Naquela época as pessoas se satisfaziam com a simplicidade das coisas e com a capacidade de se solidarizar ao participar dos festejos das escolas pública e reunir os moradores da rua para a enfeitarem e se prepararem para receber a festa mais esperada do ano. O primeiro ataque brutal à cultura local ocorreu quando os políticos, no intuito de barganhar vantagens eleitorais começaram inserir na programação da festa bandas de renome nacional indicadas pela mídia aberta e que, muitas vezes os recursos que deveriam ser investidos na ampliação da festa para o interior do município e investir na melhoria da infra-estrutura, em sua maior parte eram utilizados para pagar as bandas sugeridas por programas como o do Faustão da Rede Globo, com o passar do tempo, após termos muitos são João embalados pelas bandas pop-stars esse modelo entrou em crise e hoje em dia, a precariedade, falta de organização e desmazelo é característica dos festejos juninos locais, que, refletem o descompromisso dos políticos locais com o bem-estar da comunidade.                 

Um comentário:

  1. NÃO SEI SE ESTE TEXTO É DA LAVRA DO AMIGO WELINTON RODRIGUES, MAS SEJA LÁ DE QUEM FOR, CONCORDO PLENAMENTE COM SEU CONTEÚDO. DESDE QUE SAÍ DE CÂNDIDO SALES, TODOS OS ANOS POR OCASIÃO DOS FESTEJOS DO SÃO JOÃO EU SEMPRE ESTAVA AÍ. MAS AOS POUCOS FUI PERCEBENDO QUE APÓS TUDO SE RESUMIA APENAS NAS FESTAS. ACABANDO AS FESTAS, TUDO VOLTAVA A SER COMO ANTES. QUASE NADA SE MODIFICAVA NA CIDADE E A POBREZA CONTINUAVA A DE SEMPRE E NENHUM LEGADO FICAVA PARA O POVO QUE AÍ RESIDE. TANTO É QUE MINHA ÚLTIMA IDA A CÂNDIDO SALES FOI NO ANO DE 1979. NO INÍCIO DESTE ANO, ATRAVÉS DO FACE, PERCEBI O ENTUSIASMO E A PARTICIPAÇÃO DOS JÓVENS NOS DEBATES POLÍTICOS E, ASSIM SENDO, TAMBÉM PARTICIPEI COM ALGUNS COMENTÁRIOS E ESCLARECIMENTOS. MAS AOS POUCOS, ESTOU PERCEBENDO O DESÂNIMO DOS PARTICIPANTES ESTÁ CRESCENDO A CADA DIA. PERCEBO TAMBÉM, QUE O DESEJO DE MUDANÇA NO CENÁRIO POLÍTICO ESTÁ SE ESVAINDO, PORQUE OS MESMOS POLÍTICOS JÁ ESTÃO SE ACONCHAVANDO NO SENTIDO DE BLINDAREM PARA QUE NÃO HAJA NOVIDADE NO MEIO E TUDO FIQUE COM SEMPRE ESTEVE. CADA DIA SURGE BOATOS DE UM APOIANDO O OUTRO DE OUTRO APOIANDO O UM, MEXE E VIRA, VIRA E MEXE E NADA MODIFICA. É RUÍM ESSA PANELADA. MAS PARECE QUE O POVO ESTÁ SE ACOMODANDO!!! OU ESTOU ERADO???????? HÁ ALGUÉM PARA DIZER AO CONTRÁRIO????

    ResponderExcluir