sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A voz do povo é a voz de Deus

Aconteceu hoje na cidade de Cândido Sales algo muito inusitado e interessante: A rádio comunitária local, instrumento adquirido pela sociedade civil de Cândido Sales-BA através da ADESC (*Associação para o Desenvolvimento de Cândido Sales), tal ONG do município parece ter sido criada somente para esse fim, mas este não é o foco desta vez. 

O interessante ocorreu hoje por volta das 13:40 quando o apresentador, diretor e supervisor da Rádio Comunitária Wilson Matos abriu um espaço no seu programa para a participação ao vivo da população por meio de telefonema, segundo palavras do próprio Wilson Matos isso se deu devido ao fato de as pessoas estarem cobrando sempre e se referirem ao programa como “cala povão” ao “invés de fala povão” espaço que a rádio tinha de maneira bem atuante antes do governo Eduardo Pontes. 

Então... este espaço foi aberto e as pessoas ligaram de modo a tumultuar a linha, parece que todos em Cândido Sales tinha algo a reclamar, como uma espécie de represa que há muito tempo havia sido retida. As pessoas participaram civilizadamente e fizeram cobranças pertinentes, que, certamente surpreendeu àqueles que estão acostumados a surfar sobre a ignorância da maioria dos nossos irmãos. 

Os bairros que mais participaram foi o Bairro Lagoinha e Primavera, antigo loteamento primavera, que agora é reconhecido como bairro por meio de registros públicos, todas as participações, exceto uma feita por um funcionário público na defesa da prefeita, foram denunciando a situação de abandono em que Cândido Sales se encontra. Uma jovem de nome “Andressa”, que se identificou como moradora do bairro Primavera, diz que é muito comum os moradores daquela via reunirem-se para comprar lâmpadas para colocar nos postes que iluminam as suas ruas, embora esse pagamento já seja feito pelo cidadão através da sua conta de energia elétrica. 

Mas o fato bastante ilustrativo foi quando a jovem ironicamente lembrou o fato de o presidente da Câmara Municipal de Cândido Sales o Sr. Paulo Brito  ter referido ao bairro Primavera como sendo Zona Rural, esta moradora do bairro, aproveitando a oportunidade questionou ao vereador no ar de como seria possível pagar IPTU na zona rural, pois encontram o endereço das residências do bairro no momento de cobrar o famigerado Imposto Territorial Urbano. A jovem mostrou-se bastante descrente em relação à política municipal e ajudada pelo apresentador do programa encerrou a sua participação demonizando a política e os políticos. Esse tipo de ensaio democrático é o que nos diz o quando a sociedade candidosalense está carente de ter à frente dos seus anseios pessoas que possuam competência e boa vontade. 

O município de Cândido Sales não pode continuar sendo conduzido como uma grande fazenda, com capatazes e piões e com certeza, escravos. Por mais que indivíduos de maneira maldosa e ingênua tentam lograr as vantagens desde cenário neo-colonial no fim este sistema não se sustenta, pois fatalmente estamos vinculados à União e temos que responder a contento as expectativas dos brasileiros que aqui vivem. 

Essas respostas são cobradas pelos agentes fiscalizadores do Estado através de parâmetros aos quais são submetidos todos os municípios brasileiros. Dessa maneira, por mais que seja fácil para as pessoas agirem de má fé em cidades cuja fragilidade social, educacional e econômica atinge 54% da população, é necessário entender que esta metodologia neo-coronelista não se aplica nos dias de hoje, não é nem questão ideológica e sim lógica, só obteremos os ganhos sociais que o fato de sermos brasileiros nos possibilita a partir do momento que sermos tratados como cidadãos de direito em nossa cidade. Enquanto isso as pessoas das bocadas, como disse Wilson Matos reclamarão até que sejam ouvidos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário