terça-feira, 19 de maio de 2015

QUE PAPEL DEVE EXERCER UM VEREADOR?

Os vereadores são eleitos a cada 04 (quatro) anos para comporem o Poder Legislativo Municipal, são os legítimos guardiões da sociedade.

O cargo de vereador é uma instituição pública, que qualquer cidadão, respeitando os requisitos essenciais pode assumir, caso obtenha uma votação significativa, ou seja, beneficiado pelo quociente eleitoral na eleição municipal.

Essa instituição é realmente importante e possui atribuições e poderes, suficientemente capazes de transformar uma realidade local. A vereança deve ser entregue aos indivíduos que além de dispostos, estejam preparados para assumir os desafios coletivos.

Se até mesmo a potencialidade do vereador é negligenciada em sistemas nocivos de “fazer política” como esperar que a realidade local sofra transformações significativas em curto prazo? Os que entendem o cargo público como bilhete premiado e o exerce de maneira vaidosa e irresponsável, não deveriam ocupar a função de guardião do interesse público.

A principal função dos vereadores é fazer leis, e estes não devem limitar a sua atuação às sessões da Câmara, deve ser sujeito atento e permanentemente preocupado com o bem-estar coletivo. O vereador deve conhecer detalhadamente a realidade do município e compreender as demandas da população.

Os vereadores devem trabalhar com ferramentas eficazes, de modo a captar os problemas sinalizados pela população e buscar soluções viáveis para as mesmas. Esses agentes públicos devem está comprometidos com a qualidade de vida da comunidade e não podem utilizar o cargo concedido pelo povo, para barganhar em interesse próprio.

Se anularmos o Poder Legislativo de uma cidade, anulamos junto, as possibilidades de avanço nas várias áreas do município. Outra função que o legislador municipal deve exercer é de fiscal do povo, na Constituição de 1988, está clara a obrigação do legislativo de fiscalizar e acompanhar as ações do Executivo.
Caso essa função constitucional do Poder Legislativo seja omitida, negligenciada, obstruída ou protelada quem sofre é o cidadão comum, que terá de recorrer diretamente ao Poder Judiciário, mesmo com todos os obstáculos impostos, principalmente, pela falta de conhecimento.

Os três poderes devem funcionar de maneira harmônica no âmbito dos municípios, é necessário que em cidades como Cândido Sales-BA, que possui um perfil socioeconômico desafiador, a população exija que essas instituições básicas funcionem adequadamente.  

Não é razoável que os vereadores continuem limitando os “debates” sobre a comunidade às sessões ordinárias da Câmara, ao invés de estarem promovendo um amplo debate com a sociedade sobre os diversos temas desafiadores que temos de enfrentar.

Esses vereadores, em sua maioria, não desenvolvem projetos de Lei e funcionam apenas para manter a engrenagem onde a Câmara aprova automaticamente as medidas e decretos, além dos projetos de lei do prefeito.

A autenticidade do Poder Legislativo evidencia-se quando este cumpre a lei e demonstra a sua autonomia e lucidez quanto a função que deve exercer na sociedade, o bom legislador sempre fica ao lado da população e do erário público, se por qualquer motivo, o vereador concordar com a falha do gestor, se a falha for um crime, o vereador passa a compactuar com o mesmo.


O vereador deve cumprir o que Lei estabelece, deve ser guardião do interesse coletivo e se orientar pela CF/88 e a Lei Orgânica do Município, o vereador deve criar Leis inteligentes que impactem positivamente na vida das pessoas.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário