sexta-feira, 11 de agosto de 2017

BOLETIM SOBRE O RIO PARDO: Considerações sobre a Bacia Hidrográfica

Já sabemos que o problema é complexo, que o rio não se limita a um só município e que a bacia hidrográfica é composta de uma série de elementos que se não forem preservados, deixam de existir e, ao passo que isso acontece o rio vai morrendo e isso já vem acontecendo em nosso Rio Pardo da nascente à foz.
As causas que prejudicam, já sabemos, estão relacionadas, principalmente, ao fator humano na utilização do recurso hídrico para os diversos fins. A legislação do país estabelece que Estados e municípios são responsáveis por administrar e proteger os recursos hídricos e aponta como mecanismo institucional a criação de comitês de bacia que sintetizam as demandas dos municípios que a compõem. A legislação brasileira também determina o consumo humano como sendo prioritário no que tange a água, seguido dos animais.

Pois bem, sabemos o caminho, no entanto, este é longo e cada município, precisa se orientar acerca de qual direção vai tomar no que diz respeito à preservação do Rio Pardo em nosso Território. Isso implica em estabelecer prioridades que impactarão no médio e longo prazo.

A ausência de projeto de desenvolvimento social e econômico para a região da parte do poder público, a inexistência de estratégia para o fortalecimento da AGRICULTURA FAMILIAR como potência geradora de riquezas para os municípios nos deixa ainda mais vulneráveis neste momento crucial em que é necessário refletir sobre a preservação dos nossos recursos naturais para nós e para as gerações futuras.

É necessário lutar para que tenhamos uma legislação municipal que discipline quanto ao uso do rio e outros recursos em nosso Território e que estabeleça critérios de recuperação e preservação, e determine quem deve ser priorizado no momento de escassez: o grande ou o pequeno produtor rural, isso num contexto em que todos os indicadores projetam escassez cada vez maior do recurso natural.

Continuo entendendo, que devido ao amplo conjunto de interesses que envolve a questão do Rio Pardo no território Municipal de Cândido Sales, o mais adequado é a realização da CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE RECURSOS HÍDRICO E SANEAMENTO, precisamos discutir que estratégia de desenvolvimento será estabelecida para o município, e entender se os agentes públicos locais estão, realmente, preocupados com esse aspecto do desenvolvimento.

Reconheço a importância dos encontros que conseguem reunir vários atores possibilitando um amplo diálogo. Esses debates são bastante esclarecedores e nos ajuda a derrubar obstáculos que impedem a devida compreensão do problema, sendo assim, cada vez mais reconhecemos a situação do recurso hídrico e identificamos potenciais parceiros para trabalhar na sua defesa.

Os movimentos de articulação entre os municípios por onde o rio passa será fundamental na construção do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo. É necessário que o Poder Público e a sociedade dos Territórios Municipais banhados pelo Pardo se estruturem para fazerem o dever de casa no que diz respeito à preservação do recurso hídrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário