sexta-feira, 11 de agosto de 2017

CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE:

1ª Reunião Ampliada sobre Saúde e Vigilância, 09 de Agosto de 2017. 


O município realizou no último dia 09 de Agosto a 1ª Reunião Ampliada de Saúde e Vigilância em Saúde, atendendo à convocação do Conselho Nacional de Saúde – CNS e do Ministério da Saúde, num processo em que as discussões se iniciam nos municípios e culmina em grande evento que reúne representantes de todos os Estados em Brasília – DF.



A realização desses debates com a sociedade é o que vem norteando as ações do Sistema Único de Saúde – SUS no Brasil desde a sua criação e, com a participação da sociedade, é que foram alcançadas conquistas como o programa Saúde da Família, o Agente Comunitário de Saúde e o SAMU 192, entre outras tecnologias do SUS que só existem graças à participação popular por meio desses encontros exigidos por Lei.

Em Cândido Sales, a discussão sobre Vigilância em Saúde e o Plano Municipal de Saúde ocorreu inicialmente nas Unidades de Saúde da Família – USF da sede e zona rural entre os dias 1 e 3 de Agosto e culminou com o encontro que ocorreu na Câmara Municipal dos Vereadores no último dia nove, onde foram realizadas palestras relacionadas ao tema e as propostas das várias USF’s foram avaliadas e votadas por todos os presentes.

A reunião envolveu os trabalhadores da saúde (Agende de Saúde - ACS, Enfermeiros, Aux. Enfermagem, Médicos e Agentes de Endemia – ACE) do município, mais gestores e as pessoas que utilizam o serviço no Território Municipal. Foram selecionadas propostas para serem implementadas no Plano Municipal de Saúde de Cândido Sales e para serem levadas à discussão regional que ocorrerá em Vitória da Conquista e que contará com a participação de representantes do município que foram escolhidos na reunião de quarta-feira.

De modo geral, a reunião foi bastante produtiva e todos reconheceram a necessidade planejar melhor os serviços da saúde, de modo que atenda as prioridades e corresponda a uma estratégia eficiente de política de saúde. No entanto, a fraca participação da sociedade, continua sendo a grande marca desses momentos de CONTROLE SOCIAL e de construção conjunta de políticas públicas, mais de 90% dos presentes na 1º Reunião Ampliada sobre Saúde que ocorreu em Cândido Sales no dia 09 de Agosto eram de trabalhadores da saúde.

A ausência dos vereadores e representantes de outras secretarias ao longo da reunião, também é revelador no que diz respeito à compreensão da importância estratégica dessas reuniões da parte dos nossos representantes públicos. Esse que foi o momento de avaliar e ajustar os serviços da saúde no município pode-se dizer que, embora tenha sido realizado na sede do Legislativo Municipal, não contou com a participação dos vereadores.

Se no momento em que poderia compreender melhor o funcionamento das políticas públicas de saúde no município, levar as suas reclamações aos gestores e ajudar a aperfeiçoar o serviço, o vereador não comparece para discutir e defender as suas ideias sobre a área pública em questão. Precisamos refletir sobre as razões pelas quais votamos no cargo público de vereador em Cândido Sales. Se não têm o interesse de aprofundar e reconhecer a necessidade de ajuste na máquina, é porque estão tendo alguma “vantagem” com o funcionamento irregular, pois se não planejar os gastos públicos com base na realidade socioeconômica do lugar, os políticos, gestores e governantes assumem para si a responsabilidade do erro.

Também foi registrada a ausência de algumas instituições da sociedade civil candidosalense que compõem o Conselho Municipal de Saúde – CMS, como o Sindicado dos Professores, o Sindicado dos Trabalhadores Rurais - STR e o representante da Associação de Pastores Evangélicos de Cândido Sales – APECS, durante o evento não foi apresentada a justificativa da ausência dessas entidades na discussão sobre o funcionamento da saúde.

Vale registrar as instituições da sociedade civil que compõem o conselho e compareceram ao menos durante a formação da mesa no início da 1ª Reunião Ampliada sobre Saúde no dia 09 de Agosto: Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Igreja Católica, Sindicado dos Servidores Públicos Municipais – SINSERV, Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS.

Embora constatada a fraca participação da sociedade nessa importante discussão sobre os serviços públicos de saúde no município, a atual secretária afirmou que a participação já foi ainda mais fraca em encontros anteriormente. Os gestores reconhecem a pouca participação como grande desafio na promoção da saúde com base no que estabelece a legislação do país, no entanto, ainda não apresentou um antídoto a essa característica tão prejudicial.

Durante a realização das palestras foram apresentadas informações relevantes sobre o Direito à Saúde no Brasil, as conquistas do SUS desde a sua criação e os desafios do maior sistema público de saúde do mundo na atual conjuntura, onde os brasileiros ainda não são educados para compreenderem e exercerem os seus direitos civis.

Também foram apresentadas informações sobre a região de Vitória da Conquista – BA e sobre o município de Cândido Sales – BA, com dados sobre a saúde, a economia e a sociedade regional. Entre várias informações importantes sobre a região, foi demonstrado que vivemos numa região predominantemente rural do Território Nacional.

Para as políticas públicas de saúde e de outras áreas funcionarem adequadamente no Território Municipal, é necessário que os governantes mostrem a que veio e construam um Projeto de Desenvolvimento local que reconheça o perfil socioeconômico do município. Não existem mistérios para a construção desse projeto estruturante, é preciso começar preparando o município institucionalmente através da legislação municipal que ainda falta.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário