Por mais que a realidade social do município seja condição muito propícia para aqueles que pretendem ficar no poder à custa do sacrifício do povo, é necessário que tenhamos o direito de ao menos contestar alguns pontos óbvios que caracterizam essa realidade.
O fato de o nosso município corresponder a uma Região pobre do país, disso já sabemos, não pode ser pretexto para que as pessoas hajam de má fé com a população. A partir do momento que nos livramos do regime militar, assinamos um compromisso com o progresso em toda parte do território nacional e a nossa Constituição, documento legitimado pelo comprometimento do país com as Nações Unidas do globo tem como Artigo 1º princípios que defendem a soberania, cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. O que percebemos em Cândido Sales, é que as pessoas à frente do interesse público não conhecem ou ignoram esse artigo. E isso inviabiliza o nosso crescimento como povo. Por mais que os políticos ignorem princípios morais e democráticos no trato com a coisa pública aproveitando o distanciamento da população, essa situação se torna insustentável.
A maioria de nós Candidosalense está à margem de direitos e essa realidade não é combatida pelo Poder Publico local, ao contrário disso, implantam sistema político que reúne oposição e situação na dilapidação do patrimônio municipal.
A cidade de Cândido Sales está subjugada a um sistema onde a maioria da população vive sob condição de miséria, e esta mesma população mantém os indutores da miséria no poder. É incrível a ausência de oposição, ausência de imprensa, pois a rádio comunitária funciona como mídia ditatorial que não faz o debate necessário ao desenvolvimento do município e mais uma vez faz uso de um direito constitucional para o prejuízo do povo, se observar que aqueles cujos processos na justiça do país acumulam-se vertiginosamente são recebidos como protagonistas de um projeto em tal emissora iremos aí flagrar essa realidade. A educação, ou melhor, a falta desta mantém a população em meio a equívocos e muito pouco raciocínio lógico e trapalhões pousam como geniais diante dessa situação.
Dessa maneira, como cidadão brasileiro de Cândido Sales é necessário fazer algumas indagações àqueles que lucram com tudo isso:
· Por que as escolas do município não têm conseguido formar indivíduos capazes de ler e compreender um texto, seja ele qual for? O que os especialistas em educação chamam de analfabetos funcionais;
· Por que o município não consegue nos últimos 10 anos atingir os índices aos quais são submetidas as cidades brasileiras no sentido destas guiarem-se rumo ao progresso social?
· Por que em avaliações como o ENEM (exame nacional do ensino médio) que é o principal elemento para acesso a Universidade no país não passamos da casa dos 40%?
· Por que a nossa cidade acumula desemprego de mais 50%, (índices africanos) quando houve um aumento da arrecadação municipal em mais 200% nos últimos anos;
· Por que as nossas famílias são obrigadas a sair do município para sobreviver em outras cidades e estados onde muitas vezes não conseguem?
· Por que o passivo no patrimônio municipal tem aumentado em mais de 1 milhão a cada ano?
· Por que todos os partidos políticos do município optaram por não seguir as orientações da Constituição Federal?
· Por que nossa saúde tem se tornado mais precária a cada dia?
· Quais são os exemplos que deixarão para a juventude que por hora encontra-se adormecida, mas que serão os cidadãos do amanhã e conhecerão os atores públicos de agora através da história e atribuirão a esses méritos e deméritos?
· Por que sustentar tudo isso, por maldade ou por ignorância?
Nenhum comentário:
Postar um comentário