segunda-feira, 28 de março de 2011

CÂNDIDO SALES - SONOLÊNCIA SOCIAL

Passados esses quase 49 anos de emancipação política e social do município de Cândido Sales é possível fazer reflexão e observar de que forma aproveitamos as oportunidades que a história nos deu. A mais de duas décadas o país optou por democracia, depois de uma longa luta pela liberdade contra a ditadura, luta esta, que teve os jovens como protagonistas da história: jovens artistas, poetas, intelectuais, músicos, enfim toda uma geração que optou por não aceitar o condicionamento imposto por forças arbitrárias que não respeitavam Direitos Humanos Básicos.

É importante mencionar que desses 49 anos do nosso município 21 deles foi sob o regime militar. O município foi emancipado em 1962 no dia 5 de Julho e no dia 31 de Março de 1964 foi iniciado o regime militar no Brasil, esse regime durou 21 anos e teve seu fim em 08 de Março de 1985 quando o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional que acabava com os últimos fragmentos da ditadura, o fato de o país está passando à época por hiperinflação e obras paralisadas em todas as Regiões, despertou a fúria da população. Durante a ditadura, pessoas comuns lutaram por ideais de liberdade e solidariedade, e muitos deles morreram para nos garantir direitos coletivos, outros se encontram ainda hoje desaparecidos, sendo uma incógnita para seus familiares nesta tão jovem democracia que é o Brasil. Essa importante geração do nosso país deve ser reverenciada devido a relevância da participação destes na construção de uma Constituição Democrática.

A letargia social, ou seja, a dormência observada no município de Cândido Sales atualmente nos faz muitas vezes sentir sob um regime ditatorial, ditadura esta que é instituída muitas vezes com o aval da população que sedem os seus direitos a pessoas de má fé. O distanciamento ao qual a população municipal foi submetida nos últimos 20 anos da Constituição Federal é flagrante à medida que vemos o enfraquecimento da qualidade dos políticos que ocupam os espaços do povo. Nos últimos anos o município perdeu cerca de 5.000 cidadãos segundo IBGE devido à falta de condição de vida proporcionada. A nossa Constituição assegura que os nossos territórios devem nos oferecer condições de vida para que possamos também, construir a sociedade que queremos. Dessa maneira concluímos que ainda não saímos da ditadura, dessa vez o mote dos ditadores é a falta de conhecimento da população fomentada por um sistema educacional há muito tempo falido que não tem proporcionado a reflexão necessária dos estudantes junto à sociedade. Devemos reconhecer também, que fazemos parte de uma das regiões mais penalizadas no processo histórico do país e temos que conviver com aberrações neo-coronelistas que persistem alimentada e vigorada pela a ignorância popular. Dessa maneira, é necessário pensarmos como esses nossos quarenta e nove anos, 28 de democracia tem sido utilizados de modo a construirmos a sociedade que acolha todos os seus filhos, o distanciamento da população do debate das questões da comunidade, o enfraquecimento das instituições básicas, inclusive a família acentua esse cenário de crise, sendo necessário, no entanto, termos bastante equilíbrio ao nos posicionar politicamente, pois estamos em crise aguda.

A situação de Cândido Sales não é surpresa para ninguém, o que é chocante é a nossa capacidade de conviver com isso. Se usarmos umas dessas ferramentas de busca da internet a respeito do nosso município, vamos deparar com noticias na sua maioria, negativas sobre a nossa cidade. Somos conhecidos em todo o território Nacional por má fama. As implicações desta imagem que o município reproduz são facilmente percebidas no contingente policial existente na cidade e nas piadinhas que os candidosalenses são obrigados a escutar fora do município. Dessa maneira questionamos àqueles que passaram os últimos 20 anos à frente do município sobre ações feitas por eles no sentido de nos livrar desse estigma depreciativo. O que percebemos é que os últimos governos foram caracterizados por crises e escândalos que demonstram no seu conteúdo processual junto às instituições nacionais a incompetência de gestão e a má fé com a coisa pública. O que de maneira alguma nos ajuda a melhorar a nossa imagem perante a nação. Vários recursos federais são perdidos pelo município em decorrência do seu descontrole. Verbas como a destinada para o saneamento básico do município são retidas pelo fato deste não possuir um perfil adequado para alocação da verba com segurança.

Aqueles que deveriam ser os representantes da população matem uma relação de conveniência com o Poder Executivo Municipal. A falta de oposição na sociedade local tem proporcionado danos irreparáveis para o município à medida que se percebe uma unanimidade de apoio à prefeita municipal por parte da Câmara Legislativa Municipal reunindo todos os partidos eleitos (PMDB, PSDB, DEM, PSC) em uma decisão criminosa contra a população e o município de Cândido Sales, ignorando inclusive a orientação da Assessoria Jurídica daquela casa. Podemos perceber que não existe oposição por parte da maioria dos vereadores, e sempre sabemos que toda unanimidade é burra, ainda mais quando esta, usando o direito dado pelo povo votam contra os interesses reais do município. É necessário amadurecermos politicamente e enxergarmos que políticos de verdade são aqueles que acompanham o interesse público dentro e fora do poder, e que não se limitam à aparição de quatro em quatro anos. Nossa crise política nos leva a repensar a nossa forma de ver a política e os políticos e passarmos a contabilizar os prejuízos causados pelas nossas más escolhas ao longo desses vinte anos.

Aqueles que amam Cândido Sales e que pretendem continuar aqui nos próximos anos devem envolver-se nesse debate necessário para a construção de um novo projeto político e de desenvolvimento para o município, projeto supra-partidário que represente o interesse da maioria e que apresente propostas para o enfrentamento da situação a qual o município foi submetido nos últimos anos. Empresários, professores, estudantes e trabalhadores em geral devem articular propostas que nos ajude a ter uma qualidade de vida melhor em nossa cidade. A desigualdade social é visível e temos 54% da população em situação de pobreza. A meta maior do Governo Federal é a erradicação da pobreza, é necessário deixarmos de andar na contramão do desenvolvimento e procurarmos fazer melhor uso das possibilidades a nós concedidas pela democracia.

Um comentário:

  1. Sera que esse povo não vê oq acontece e brincadeira, e ainda tem ums loucutores de radio dizendo que essas palavras que estão escritas estão erradas, se o que esta acontecendo for certo então estamos perdidos!

    ResponderExcluir