segunda-feira, 14 de março de 2011

CÂNDIDO SALES: Carnaval Triste Alegre

O município comemora a festa pagã a mais de vinte anos de modo que os festejos no Porto de Santa Cruz se tornaram tradição para os moradores do município e de outras cidades. Muitos filhos de Cândido Sales que tem o período de férias que coincide com os festejos carnavalescos preferem passar esse tempo ao lado dos familiares na cidade natal.

Cândido Sales é o único município da região que faz o Carnaval em data normal, enquanto as cidades circunvizinhas ou não realizam a festa ou comemoram o Rei Momo de forma antecipada através das Micaretas, como é o caso de Vitória da Conquista.

O Porto de Santa Cruz é um ambiente bastante interessante do ponto de vista histórico, pois foi de lá que surgiu a viabilidade de Cândido Sales se tornar município, rota comercial o Porto reunia mercadores, mascates e todo o tipo de comerciante em um contato diário entre pessoas de diversos espaços que obrigatoriamente se encontravam naquele ponto.

É lastimável saber que parte dessa história já se perdeu com o tempo devido à diminuta percepção do Poder Público Municipal quanto à preservação da história do seu povo. A igreja católica edificada no povoado a bastante tempo, resiste ao vandalismo e ao descaso das autoridades. Grande parte da história da nossa origem está passando despercebida aos nossos olhos e um povo sem história é um povo sem identidade.

Os festejos ocorridos nos dias 5, 6, 7 e 8 de Março de 2011 refletiram bem a situação caótica que vive o município atualmente, onde a ausência de projetos políticos por parte dos pseudo-políticos fica escancarada à medida que observamos o tamanho desmando em que se encontra o município de Cândido Sales, pessoas que abusam da posição pública que ocupam para explorar àqueles que não detêm a consciência livre. 

A falta de estrutura foi o principal destaque do carnaval candidosalense, o policiamento foi ostensivo não por medida de autoridades locais mais sim porque a imagem que a nossa comunidade exporta nos garante essa atenção estadual. É vergonhoso ver turistas reclamando a total falta de higiene presenciada na “piscina publica” uma estrutura totalmente improvisada onde um tanque d’água contendo um escorregador do tipo tubo recepciona a água utilizada pelos banhistas na cascata, sendo essa água agente transmissor de muitos micro-organismos maléficos à saúde.

A cor da água da referida piscina já denotava a qualidade do líquido. A piscina tem um pequeno escape de água em uma das laterais na parte superior, porém não é o suficiente para evitar que acumule lama e dejetos no fundo da piscina. Escuta-se em veículos de comunicação falar a excelente estrutura existente no Porto de Santa Cruz isso não é verdade, basta fazermos uma visita despretensiosa apenas como cidadãos que exigem respostas dos seus funcionários, veremos que o dinheiro público, ou seja, nosso, está mal administrado pois, não refletem na qualidade de vida da população que é a principal razão de existir do poder público.

Ainda falando da Infra-estrutura no porto para os dias de carnaval, percebemos que nem ao menos os serviços básicos foram mantidos com dignidade, além da péssima estrutura dos sanitários, muitos com descargas quebradas. Era necessário adentrar o banheiro sobre poças enormes de urina. Outro aspecto que deve ser ressaltado é a péssima condição de trabalho dos responsáveis pela “limpeza” do banheiro, sem utilizar nenhum equipamento como botas e luvas, por exemplo, essas pessoas não tinham ferramentas de trabalho adequadas a uma limpeza de qualidade, gerando dessa forma um desconforto total, principalmente para os turistas que não estão acostumados com tamanho descaso.

O que pode ser visto também, foi o enfraquecimento da praça comercial do Evento, o número de barracas diminuiu e não se via nos rostos dos comerciantes a alegria de outrora, onde a festa gerava um bom lucro. No geral como se percebe a festa enfraqueceu significativamente. O que devemos refletir é sobre a importância que um Evento como esse tem para o município e reconhecermos se estamos dando a atenção necessária ao potencial que ali existe. É necessário entender que as mascaras só resistem até a quarta-feira de cinzas.

Um comentário:

  1. Vamos lutar contra esses impostores que se dizem administradores que querem privatizar um orgão publico que a prefeitura de cândido sales, nós precisamos de pessoas novas honestas e com idéias inteligentes pra administrar a nossa querida cidade...

    Revolucione

    Pablo Soares Dos Santos

    ResponderExcluir