quarta-feira, 2 de março de 2011

CÂNDIDO SALES: RECORDE DE ARRECADAÇÃO EM 2010

O município recebeu até o mês de outubro de 2010 o total de R$ 29.433.401,47, resultado da soma dos repasses advindos da União. Essa vultosa soma de recursos é superior a todo o recurso que entrou na gestão Amilton Fernandes (2001-2004). O aumento do volume de recursos destinados aos municípios do país se deve principalmente ao crescimento econômico que o Brasil passou a desfrutar nos últimos dez anos e ao aumento de políticas públicas voltadas ao combate a pobreza e melhoria da educação. Para que os recursos públicos reflitam na qualidade de vida da população é necessário que haja projetos estruturados e de longo prazo, projetos estes, que só são possíveis à medida que o município dispor de informações advindas de diagnósticos precisos que determine a real situação do mesmo, sendo possível a partir daí estabelecer prioridades para gestão pública.

Cândido Sales, apesar de atingir recordes de arrecadação amarga tristes resultados sociais e econômicos reflexo da desestruturação política que enfrenta o município atualmente. A falta de perspectiva por parte da população, principalmente dos mais jovens que é a maioria do eleitorado municipal é notória, porém estes jovens não possuem capacidade de reagir racionalmente devido a precária educação que possuem. A escola, ambiente reconhecido como basilar para a formação de um indivíduo socialmente ativo, em Cândido Sales, não funciona de maneira adequada. A politização dos setores públicos do município tem distanciado as pessoas de um serviço público de qualidade, o clientelismo, nepotismo e a ausência de concursos públicos têm submetido à população municipal serviços precários exercidos por profissionais que não são devidamente qualificados e posicionam-se meramente como cabos-eleitorais em cada pasta do serviço público. Tal circunstância apresenta-se de maneira demasiadamente prejudicial ao cidadão que independente da sua sigla partidária necessita de pessoas sérias e competentes na condução do que é público. Setores como a saúde, por exemplo, que hoje funciona no país de maneira descentralizada e que por sua vez exige de quem está à frente capacidade de gestão e transparência, pois os recursos são direcionados diretamente à secretaria responsável que muitas vezes é assumida obedecendo meramente à conveniência pessoal dos envolvidos.

A maioria da população Cândido Sales, é constituída de pessoas de baixa renda e que em muitos casos desconhece a dinâmica dos serviços públicos e constrangem-se a aceitar um serviço precário por não entender os direitos que possuem, ficando assim à margem dos próprios direitos. Para que municípios como Cândido Sales tenham perspectivas positivas no ano que se inicia e em outros que virão, será necessária a forte atuação da sociedade civil organizada e do Ministério Público Federal, pois instituições que deveriam ser veículo de interlocução com o Poder Público como a Câmara Legislativa Municipal vê-se alienada ao Poder Executivo de maneira promíscua tornando possível o desmando com o que é público e submetendo ao cativeiro do descaso a grande e expressiva maioria da população municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário