Se todas as etapas forem
cumpridas no tempo certo o sistema de saneamento básico na sede do município de
Cândido Sales deve começar a operar no ano de 2026, afirmou a representante local
da Embasa durante consulta pública realizada pela empresa na última quinta-feira.
A empresa contratada pela
Embasa para realizar esta etapa no processo de obtenção da licença ambiental
para a implementação do sistema de esgotamento sanitário, vem atuando no
município desde junho deste ano, ao longo desse tempo, ouviu a população,
aplicou questionários, realizou encontros com moradores.
Parte da exigência legal para
a implementação do esgotamento sanitário,b a consulta pública visa compartilhar
com governos e sociedade civil, informações relacionadas aos impactos sociais e
ambientais que a obra poderá trazer para o lugar, não sendo apenas impactos
negativos.
Foram apresentadas informações
sobre a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, a distribuição do
sistema na sede do município com canalização de esgoto, lagoas de maturação e
decantação, antes de despejar o esgoto tratado no Rio Pardo.
Os levantamentos realizados
pela empresa contratada pela Embasa apontam grande desejo da população de
Cândido Sales em ter acesso ao sistema de esgotamento sanitário e reconhece a
importância dessa obra na melhoria da qualidade de vida das pessoas, propiciando
melhor infraestrutura na cidade.
Os estudos de impacto para a
obtenção da licença do projeto de saneamento de Cândido Sales devem ser
protocolados no Inema até Junho de 2022, caso sejam aprovados, o passo seguinte
deverá ser a identificação de recursos para financiar a obra a ser licitada
somente depois de todos os trâmites legais de licenciamento. Por isso, a menor previsão
para o início do funcionamento da rede de esgoto é de 05 anos.
Participaram da consulta
pública representantes do executivo e legislativo municipal, representantes de entidades
da sociedade civil e funcionários do governo municipal de Cândido Sales-BA.
Da Redação
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