Não é possível afirmar que o
funcionamento incipiente dos serviços de saúde no município de Cândido Sales-BA
seja por causa da quantidade insuficiente de recursos destinados à cidade pela
União. O movimento cidade nossa levantou as informações de repasses do Fundo
Nacional de Saúde – FNS ao município.
É importante que o cidadão
conheça o valor que foi repassado ao município para os diversos programas da
saúde local no período de três anos e compreenda e identifique se houve uma
gestão eficiente deste recurso, se foi possível obter algum bem-estar através
dos investimentos transferidos à cidade.
Desde o PACTO PELA SAÚDE que
aconteceu em 2006 o gestor municipal passou a assumir imediata e paulatinamente
a plenitude da gestão das ações e serviços de saúde oferecidos no Território
sob sua responsabilidade. A partir da Portaria
2.048 de 03 de Dezembro ode 2009, quando foi aprovado o regulamento do
Sistema Único de Saúde – SUS, o Programa Saúde da Família passou a ser a
principal estratégia no conjunto das políticas de saúde do Brasil.
O pacto pela saúde também foi
reforçado pela portaria n. 648 de 2006 que instituiu a Política Nacional de
Atenção Básica e promoveu a revisão das diretrizes e normas do SUS, também
definiu a responsabilidade de cada ente federativo no cumprimento das
obrigações quanto ao direito à saúde do cidadão.
Foi neste contexto que o Programa
de Saúde da Família passou a ser a principal estratégia para a organização da
ATENÇÃO BÁSICA no âmbito do SUS, passando a dispor de recursos específicos para
o seu custeio. O financiamento da saúde pública se orienta por blocos que
atendem desde a Assistência Farmacêutica a recursos específicos para a Vigilância
Sanitária, os repasses são feitos com base nas pactuações que o município
consegue realizar.
Ao todo foram R$ 13.758.539,61 repassados ao
município de Cândido Sales-BA entre primeiro de janeiro de 2013 a 31 de
dezembro de 2015 três anos corridos, 50% deste valor foi para a Atenção Básica
do município. Dentre os blocos de financiamento do SUS Municipal apenas um não
recebeu transferência alguma da União durante o período, o bloco Gestão do SUS.
O repasse dos recursos por meio dos Blocos
Financeiros foi, justamente, para assegurar a efetividade da estratégia
estabelecida pelo Pacto pela Saúde, assegurando fonte de financiamento às
atividades fixas e variáveis dos respectivos territórios.
O município de Cândido Sales recebeu R$ 466.495,82 em três anos (2013-2015) para
financiar a Assistência Farmacêutica, este bloco, é subdividido em três:
Assistência Farmacêutica Básica; Assistência Farmacêutica Estratégica e
Medicamentos de dispersão excepcional. Os fármacos devem ser garantidos ao
usuário do SUS em todos os níveis de atenção.
Reconhecida
como a porta de entrada do SUS a Atenção Básica de Cândido Sales recebeu R$
7.854.571,53 no período analisado, a maior parte do recurso transferido ao
município através do Fundo Nacional de Saúde – FNS, este nível de atenção
ocorre basicamente nas UBS e centros de saúde onde são identificados e
encaminhados os casos de acordo à necessidade aos hospitais e clinicas
especializadas que têm pactuação com o SUS local.
O
Programa Saúde da Família estratégia prioritária do SUS, ocorre,
principalmente, na Atenção Básica, dessa forma, o bloco é constituído por dois
componentes, o Piso da Atenção Básica Fixo – PAB Fixo que recebe recursos
mensalmente fundo a fundo e o PAB Variável, cujo objetivo é financiar as
estratégias vinculadas à atenção básica.
São
estratégias da Atenção Básica o Programa Saúde da Família, Agentes Comunitários
de Saúde – ACS, Saúde Bucal, Compensação de Especificidades Regional, entre
outras ações que são necessárias para a realização da saúde pública no Brasil
respeitando os princípios da Universalidade e Integralidade do SUS.
Os
repasses do Piso da Atenção Básica Variável, PAB Variável, dependem da adesão e
implementação de ações que se destinem à saúde dos munícipes do Território,
desde que, constantes nos respectivos Planos de Saúde, ou seja, o potencial
desta fonte de financiamento está diretamente relacionado à qualidade da gestão
do SUS.
O
valor transferido ao PAB Variável do município de Cândido Sales entre 2013 e
2015 foi R$ 5.588.241,00 (Cinco Milhões Quinhentos e Oitenta e Oito Mil), valor
este que deveria ter sido utilizado, exclusivamente, para financiar as
estratégias do SUS na Atenção Básica. No mesmo período, o Piso da Atenção
Básica Fixo – PAB Fixo do município recebeu o montante de R$ 2.189.352,20
através de transferências fundo a fundo.
Segundo a
portaria nº 648 de 2006 que trata da Política Nacional de Atenção Básica e promoveu a revisão de Diretrizes e Normas do Sistema Único
de Saúde – SUS é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde
garantir a infraestrutura necessária ao funcionamento
da Atenção Básica, sendo a secretaria o agente institucional responsável por selecionar,
contratar e remunerar os profissionais demandados.
A
mesma portaria de 28 de Março de 2006 no capítulo das responsabilidades afirma
que compete ao Ministério da Saúde contribuir para a
reorganização dos sistemas municipais e garantir
fontes de recursos federais para compor o financiamento do PAB Fixo e Variável.
O
Piso da Atenção Básica Variável – PAB Variável, é repassado com base no número
de equipes da Saúde da Família registrado no cadastro de equipes e
profissionais do Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB, sempre no mês anterior
ao da respectiva competência financeira, essa variação que pode ocorrer deve
ser observada e gerida pelo SUS Municipal.
Além
da Equipe de Saúde da Família – ESF composta de vários profissionais (médico de
família, enfermeiro, auxiliar de enfermeiro), existem outras estratégias de
saúde pública financiadas pelos recursos do PAB Variável como é caso do Núcleo
de Apoio à Saúde da Família – NASF, das Equipes de Saúde Bucal – ESB e do
Centro de Especialidades Odontológicas – CEO.
Ao
Bloco Financeiro da Alta e Média Complexidade do SUS Municipal de Cândido
Sales-BA, foram repassados R$ 2.082.958,86 no período analisado, sendo que R$
901.650,00 deste valor está associado ao teto MAC para a atenção à saúde da população
para procedimentos em Média e Alta Complexidade.
Já o Bloco
de Financiamento para a Gestão do SUS recebeu R$ 0,00 de repasses do Fundo Nacional da Saúde - FNS entre os anos de 2013 e 2015,
aspecto preocupante, haja vista que dificuldades na gestão do SUS local foram alguns
dos motivos apresentados como limitadores da qualidade dos serviços de saúde da
cidade durante a VI Conferência Municipal de Saúde.
É
por meio do bloco de financiamento Gestão do SUS que o município deveria receber
recursos para a qualificação da gestão e implantação de ações e serviços de
saúde conforme o Plano de Saúde Municipal e outros instrumentos de pactuação,
ao seja, não existem razões para a gestão municipal não aplicar corretamente os
Instrumentos de Gestão do SUS no Território, promovendo a regulação, controle e
avaliação das ações do município de modo a colaborar com a estratégia do SUS
Regional.
Também
existe o bloco de Investimentos no SUS, neste o município de Cândido Sales-BA
recebeu R$ 2.776.000,00 nos três anos, sendo a maior parte dos recursos
transferidos para a Construção e
Ampliação de Unidades Básicas de Saúde – UBS, totalizando R$ 2.038.600,00,
e até o presente momento nenhuma UBS construída foi entregue a população, e,
embora o recurso já tenha sito repassado ao município pelo FNS, as obras estão
paradas ou pelo meio do caminho, sem ao menos ter construído muro de proteção.
Foram
repassados R$ 578.513,40 ao Bloco de financiamento da Vigilância em Saúde do
município de Cândido Sales-BA entre 2013 e 2015, o bloco se divide em dois a
Vigilância Epidemiológica e Ambiental e a Vigilância Sanitária, sendo a
Vigilância Epidemiológica e Ambiental a responsável pela pelo controle de
infecção hospitalar.
Se
o município implantar a infraestrutura de saneamento básico via Fundo Nacional
de Saúde, o repasse ocorrerá através do bloco de financiamento da Vigilância em
Saúde, especificamente, na Vigilância Sanitária, desse modo, é fundamental que
o município tenha projetos para serem encaminhados ao Ministério da Saúde.
A
análise dos recursos financeiros transferidos pela a União ao município de
Cândido Sales para o setor de saúde no período de três anos demonstra que existem
sim recursos para serem aplicados na saúde pública local, foram R$
13.758.539,61, no entanto, é uma
cifra que não temos condições de saber se foi o suficiente para financiar os
serviços locais de saúde.
A dificuldade de avaliar se os recursos destinados à
saúde do município estão sendo o suficiente para atender as demandas locais se
deve ao desprezo dos gestores da região aos Instrumentos de Gestão do SUS.
O Plano Municipal de Saúde, o Relatório Anual de Gestão, a Agenda Municipal de
Saúde e o Quadro de Metas, são processos essenciais para a avaliação e controle
dos serviços de saúde que estão sendo prestados à população, os instrumentos são
obrigatórios para a execução da política pública de saúde no Brasil e não podem
continuar sendo entendidos como mera burocracia.
Os instrumentos de Gestão do Sistema Único de Saúde –SUS
são essenciais para a realização de pactuação com outros entes federados. O
Relatório Anual de Gestão, por exemplo, é a principal ferramenta de
acompanhamento da gestão da saúde nos municípios, estados e distrito federal, o
relatório serve para comprovar a aplicação dos recursos e para orientar a
elaboração de uma nova programação.
O Relatório de Gestão do SUS Municipal deve ser
aprovado pelo conselho de saúde e, de tão importante que é, passou a ser um
indicador pactuado nacionalmente com meta de 100% para a realização, o
município de Cândido Sales-BA deveria emitir este ano o 3º Relatório de Gestão
da Saúde, embora, não se tenha conhecimento de relatórios de gestão
correspondentes a 2013 e 2014, caso o município possua tais documentos, ainda
não os enviou ao Fundo Nacional.
A suspeita de que o SUS Municipal de Cândido Sales
esteja funcionando de maneira irregular no que se refere aos instrumentos de
Gestão da Saúde local é que durante os três anos de repasses da União através
do FNS para o município o bloco financeiro Gestão do SUS não recebeu nenhum
centavo de real.
Entre 2013 e 2015 o município não conseguiu firmar
convênios (GESCON, SICONV, SICONV CAIXA) e Cândido Sales também não apresentou
ao Fundo Nacional de Saúde informações sobre o Plano de Saúde do município e o
Relatório de Gestão de cada ano, o que, provavelmente, explica a inexistência
de repasses ao bloco de financiamento para a Gestão do SUS no período.
O Plano Municipal de Saúde, por sua vez, deve conter
as intenções e prever os resultados a serem buscados em 04 anos, a contar do
primeiro ano de mandato do prefeito municipal. O documento deve conter os
objetivos, diretrizes e metas para o setor de saúde do município e a sua
elaboração deve contar com a participação da sociedade.
O Plano também deve promover uma melhor qualidade de
vida e maiores níveis de saúde e bem-estar à população do município, além disso,
deve apoiar e promover o desenvolvimento social da população. Isso é o que
estabelece a nossa legislação de saúde.
Pelo que foi possível constatar não é por falta de
recursos que a saúde pública local apresenta deficiências, pois existem as
fontes de recurso pelas quais o município pode financiar a estratégia do Plano de
Saúde Municipal, caso exista, é o funcionamento irregular do SUS e dos seus
instrumentos de gestão no município que impedem a promoção de uma saúde pública
de qualidade em Cândido Sales-BA.
Existe um alto grau de responsabilidade do Conselho
Municipal de Saúde com o funcionamento irregular do SUS Municipal, pois, são os
conselheiros que fazem o controle e fiscalização direta dos recursos, o órgão
também é responsável por avaliar e aprovar os instrumentos de gestão (Plano
Municipal e Relatório de Gestão), e se os recursos estão sendo aplicados sem a
existência de tais documentos o conselho terá de dar explicações.
A dificuldade dos conselheiros municipais de saúde
de Cândido Sales-BA quanto ao exercício do Controle Social, segundo o que
relataram durante a conferência, se deve à falta de capacitação quanto à
legislação do SUS e à falta de infraestrutura para o exercício da função
pública, os conselheiros agem à medida que são acionados pela secretaria de
saúde, o que não caracteriza o controle social propriamente dito.
Todos os desafios aqui explicitados são de
conhecimento dos gestores, usuários e profissionais do Sistema Único de Saúde
do município de Cândido Sales-BA, pois foram relatados durante a última
conferência de saúde realizada no município, onde foram aprovadas 43 propostas
que sintetizam problemas que caracterizam o funcionamento irregular do SUS em
nossa cidade.
Diante do exposto cabe a inquietação, exija o seu
direito à saúde no município, os serviços de saúde funcionando sem se orientar
pelos instrumentos de gestão como orienta a legislação do SUS é como procurar o
tesouro do pirata sem o mapa, além de não sermos capazes de saber para onde
estamos indo, desperdiçamos recursos em rotas desnecessárias.
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