domingo, 16 de fevereiro de 2014

1 + 1 = 2


As Leis Orçamentárias são os mecanismos pelos quais os recursos públicos devem ser aplicados em todos os municípios do país (PPA, LOA, LDO), de modo a garantir que os princípios constitucionais sejam perseguidos através da aplicação dos recursos provenientes de impostos. Ao analisar de perto as instituições públicas locais, mais precisamente o Legislativo e Executivo, é possível notar o quanto tais instrumentos garantidores de direitos humanos estão distantes da sua efetividade em municípios como Cândido Sales na Bahia.

Até mesmo o posicionamento de tais instituições denota o desconhecimento do Estado democrático de direito e consequentemente os instrumentos que o garantem. O Brasil é um país livre e fez a opção de ter o povo através da participação direta, ou por meio de representantes eleitos como agente do seu próprio futuro através do exercício pleno dos seus direitos dispostos na Constituição de 1988. E para contemplar tais objetivos de Nação é que existem instrumentos como o Plano Plurianual – PPA que é na verdade um planejamento que deve ser elaborado a cada 04 anos onde são estabelecidas estratégias e metas a serem utilizadas pela administração pública.

No entanto ainda é possível perceber a inexistência do uso racional de tais instrumentos legais, fato este que pode ser constatado na gestão do município de Cândido Sales que certamente não está se orientando pelos aspectos que regem a restrição orçamentária, do contrário não haveria falta de pagamento do funcionalismo público, muito menos endividamento com fornecedores. Esses aspectos da nossa cidade que são realmente importantes para a sociedade, afinal, como alcançaremos os nossos sonhos se os instrumentos pelos quais essas realizações devem ocorrer não são ao menos reconhecidas pelos agentes públicos locais.  

A negligência quanto a aplicação das Leis Orçamentárias e o desconhecimento da importância estratégica desses institutos pela classe política local condena a população ao determinismo e à falta de perspectivas melhores, pois somente através da elaboração séria do orçamento e fiscalização da sua execução um governo público pode ser considerado legítimo. Enquanto os pronunciamentos e prestações de conta desses agentes públicos limitarem-se ao fisiologismo e burocracia estes não terão o respaldo da sociedade, pois se trata de uma conta simples e que o cidadão comum cada vez mais se dará conta, pois os recursos aplicados precisam apresentar resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário