sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CPI EM CÂNDIDO SALES


Cândido Sales município baiano a 595 km da capital do estado abriu hoje em 21 de Fevereiro de 2014 a primeira CPI da história política daquela cidade o pedido de abertura da Comissão Especial de Inquérito – CEI foi feito pelo vereador Eduardo de Oliveira Pontes Filho (PV) e subscrito por mais quatro vereadores, dentre esses a única vereadora do sexo feminino da atual legislatura Claudiane Morais (PMDB). A comissão de inquérito foi instaurada devido à gravidade das denúncias que vai desde a suspeita de desvio de finalidade de recursos do FUNDEB à contratação de empresas com dispensa de licitação sem a necessária fundamentação legal. Há indícios de que a empresa não cumpriu o contrato firmado integralmente que previa a prestação do serviço de limpeza pública na zona urbana e rural do município.

O município vem sofrendo há tempos com a ação irresponsável de agentes públicos na condução do erário da cidade, as Leis Orçamentárias, instrumentos necessários para garantir que as necessidades sejam supridas, em cidades como Cândido Sales, funcionam apenas como peças burocráticas, não refletindo-se na qualidade de vida da população, dessa maneira, constata-se que o recurso do município (transferência constitucional) vem aumentando ao longo dos anos, no entanto o município que tem quase 30.000 habitantes ainda não dispõem de saneamento básico. Uma das características do município em questão é o alto grau de endividamento, que aumenta a cada ano em decorrência de uma gestão sem planejamento. Pode-se constatar o fisiologismo com o qual tais instrumentos públicos são utilizados no município em pronunciamentos como do parlamentar Arnaldo Ferraz (PSB), hoje vereador da situação que faz vista grossa para as questões orçamentárias e atribui as denúncias feitas da atual gestão a uma questão política, embora esse não reconheça que o governo que apóia não dialoga com o povo e não leva em conta a opinião pública, dando satisfação somente através de Blog escrito por um morador de Vitória da Conquista de ano em ano. Segundo o vereador eleito pelo distrito de Quaraçu todo prefeito não faz nada em seu primeiro ano de mandato e Hélio Fortunato não poderia ser diferente.

Idéias desse tipo defendidas pelo vereador que acumula maior tempo de legislatura, cumprindo o seu oitavo mandato público na vereança de Cândido Sales é realmente preocupante no que se refere a valorização das instituições públicas locais e a garantia do funcionamento dessas de modo eficiente e eficaz. O vereador Arnaldo que foi contra a abertura da CPI, prerrogativa do Legislativo, reconhece a existência de irregularidades no governo do qual faz parte, tanto é que este sugeriu aos vereadores de oposição que procurassem antes o Ministério Público, como o mesmo fazia antes. Essa postura do vereador constitucionalista e defensor da municipalidade é incoerente com a postura que o mesmo vem tendo ao longo de sua vida parlamentar. Ao diminuir a importância da Comissão de Inquérito, mesmo reconhecendo o indício de irregularidade, o vereador do PSB ignora a função precípua do poder que faz parte e nos leva a questionar sobre qual seria o verdadeiro papel do vereador se não defender o interesse da população usando os instrumentes que lhes forem legalmente cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário