terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A PRÁTICA DA POLÍTICA PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS


Além de anunciar a importante obra pública que há tempos vem sendo pleiteada pelo nosso município através dos agentes públicos que responderam e responde pela cidade, o governador Jaques Wagner falou da importância do exercício do direito político para o fortalecimento das instituições locais, e ressaltou a necessidade do respeito que as pessoas devem ter uma com as outras ao exercer os seus direitos e liberdades individuais. Em discurso que relatou fatos da época em que conheceu o ex-presidente Lula, há 40 anos atrás, Wagner demonstrou a importância de acreditar nas possibilidades e não se limitar às zonas de conforto propiciada pelo poder advindos dos representados.   

É necessário deixar de fazer política para “grotões” e passar trabalhar para cidades de fato, onde existem pessoas, sonhos e possibilidades devendo dessa maneira, os recursos públicos, serem geridos e aplicados da forma mais eficiente possível, além disso, a população deve ter acesso total e transparente das contas públicas para fazer o contraponto entre o que foi planejado e o que está sendo posto em prática. Em expedientes onde as Leis Orçamentárias, que segundo a Constituição de 1988 devem ser elaboradas com a ampla participação da sociedade, são feitas em gabinetes por funcionários “competentes”, não se cumpre o que orienta a legislação cidadã. Sendo assim a política autêntica que se deve ter para uma cidade é aquela em que a maioria sai beneficiada, não alguns indivíduos ou grupos de pessoas. Encarar esse fato é o caminho para os políticos que não querem definhar-se cada vez mais na mediocridade.   

Um comentário:

  1. Como dizia o filósofo: ''O homem é por natureza desejante'', logo numa dado momento esses desejos entrarão em conflito, surge então a politica, como gestão desses interesses conflitantes. Não há vida em sociedade sem política... Muito bom o Artigo, esclarecedor.

    ResponderExcluir