terça-feira, 11 de agosto de 2015

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

O desconhecimento nos dá a impressão de que estamos distantes dos ideais da REPÚBLICA, apenas impressão, pois somos um Estado democrático de direito, não estamos em guerra com nenhum outro país e temos a 7ª economia do mundo, que atualmente, sofre os impactos da crise global e que será superada.

Cometemos um erro quando esperamos a concretização desses ideais de cima para baixo, principalmente em se tratando do contexto histórico em que vivemos de um país redemocratizado recentemente. A nossa constituição é municipalista e tem na PARTICIPAÇÃO e CONTROLE SOCIAL as garantias para a efetivação de direitos.

É chegada hora de o FISIOLOGISMO dar lugar ao uso consciente das instituições do Brasil, fortaleceremos a NAÇÃO à medida que fortalecermos os Territórios Municipais, e fortalecer o município é cumprir a função constitucional deste ente federado.

A maioria dos 5.570 municípios não administra bem os recursos públicos, é o que atesta indicadores como o Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF, de modo que os gestores municipais, antes mesmo de insistirem em marchas à Brasília, precisam explicar porque não são capazes de gerir racionalmente as demandas locais.

Falta de profissionalismo na gestão, tráfico de influência, empreguismo são algumas das possíveis causas da entropia organizacional dos municípios brasileiros. Sendo assim, nos moldes do nosso Estado de direito, não adianta protestar contra o GOVERNO FEDERAL se ignoramos a dinâmica e a LEGALIDADE que deve existir no TERRITÓRIO MUNICIPAL.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário